sexta-feira, agosto 18, 2006

WiMax: Os dinossauros vão morrer

O melhor plano de internet banda larga aqui no brasil é de 8Mbps. Com qualquer conexão superior a 256Kbps já é possível aposentar o telefone comum... hoje minha avó fica horas conversando com minha Tia em Portugal com um headsetzinho na cabeça (cômico!), sem pagar nada, pelo Skype, ou melhor, pelo ciberespaço.

A tecnologia WiMax oferece uma conexão de até 75 Mbps em um raio de 50 km. Sem fio, lógico. É muita coisa, se imaginarmos uma anteninha dessa na cabeça do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, toda a metrópole estará online, até a baixada. Conferi na "régua" do GoogleEarth.

Em meses vimos os celulares (dispositivos móveis como um todo) terem infravermelho, que já é considerado obsoleto e estão sendo substituidos por bluetooth (1Mbps num raio de 10-100 metros). Agora está chegando uma nova geração de DM (dispositivos móveis) com Wi-Fi. Esses telefones assim que "se conectam" a uma rede sem fio, asta la vista vivo, tim, oi, claro...

Pierre Levy, o filósofo francês autor de Cibercultura, em seu livro "Conexão Planetária" escreve:

"Torna-se absurdo que 25 companhias telefônicas, automobilisticas, aéreas ou de distribução ofereçam o mesmo serviço na mesma região. Logo, para cada grande função não haverá mais de quatro ou cinco mega-empresas planetárias... e uma pequena frota mutante de pequenas empresas inovadoras em torno dela. A pressão dos consumidores, assim como a lógica profunda do marketing, fará progressivamente dessas imensas corporações "serviços públicos" planetários"

Enquanto isso, na republica das bananas, o ex-jornalista e funcionário da Rede Globo (até hoje?), ministro das Comunicações, Helio Costa, adia mais uma vez a licitação do WiMax e altera a regra dos pulsos, alegando beneficiar o usuário de internet discada, mas prejudicando todos os outros usuários... a decisão foi tomada em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para evitar perdas ao consumidor.